Mais um motivo para dosar seu colesterol

Estudos recentes demonstraram associação entre níveis de HDL colesterol e uma diminuição cognitiva, incluindo demência em idosos, independente de doença aterosclerótica. Neste estudo foi avaliado o nível de HDL, Colesterol total, LDL e Triglicerídeos em 561 pacientes de 85 anos. Foram encontrados diferenças estatisticamente significativas nas habilidades mentais em pacientes com baixos níveis de HDL, que apresentaram pontuação mínima ao exame de condição mental ao contrário daqueles com níveis elevados de HDL. Esta associação foi elevada naqueles pacientes que não possuíam evidências de doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais.

Pacientes com HDL baixo tem a possibilidade 4x maior de demência do que aqueles que o possuem em nível elevado. Os níveis de Colesterol total, LDL e Triglicerídeos não interferem nas habilidades mentais.

Sugere-se que pessoas na faixa de 80 anos mantenham níveis sangüíneos de HDL em torno de 40 mg/dl, como o recomendado pela American Heart Association, podendo estes níveis serem elevados pela prática de exercícios constantes, perda do excesso de peso e não fumar.

Mais estudos serão necessários para determinar se o aumento dos níveis de HDL poderá prevenir problemas de memória em idosos.

Referência
Exel Ev et al. “Association between high-density lipoprotein and cognitive impairment in the oldest old.” Annals of Neurology 51(6):716-721
The Washington Post. “Good cholesterol may increase mental ability in the elderly.” June 18, 2002, HE06.